Ambulatório: 07h00 às 17h00
Administrativo: 07h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar Acessibilidade
COMSUS
  1. Home
  2. Convênios
  3. COMSUS
O COMSUS é um programa da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) que nasceu com o propósito de qualificar a atenção ambulatorial secundária do Estado para atender as necessidades de saúde da população. Seu principal objetivo é implantar Centros Especialidades Regionais em todas as regiões de saúde do Paraná, mediante parceria firmada entre SESA e os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) para ampliar o acesso da população paranaense aos serviços ambulatoriais de atenção secundária (consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas ambulatoriais). 

Objetivos Específicos:
  • Alinhar o modelo de atenção dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) de acordo com as redes de atenção à saúde prioritárias – Rede Mãe Paranaense, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção à Pessoa Idosa, Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência e Rede de Atenção à Saúde Mental.
  • Implantar incentivo de custeio para ampliar a oferta de serviços especializados.
  • Implantar incentivo de investimento para a melhoria da estrutura e de equipamentos de cada centro de especialidade regional.
  • Inserir os CIS nas Redes de Atenção à Saúde, integrados com a atenção primária e atenção terciária.
  • Operar com eficiência e efetividade.
  • Preencher vazios assistenciais.
  • Melhorar a qualidade da gerência dos consórcios.

COMSUS/CISAMUSEP

Em 05 de julho de 2012 foi assinado o Termo de Convênio nº 100/2012 firmado entre o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (CISAMUSEP)  e a Secretaria de Estado da Saúde/Fundo Estadual da Saúde (FUNSAUDE), visando a execução do programa COMSUS. O presente convênio tem por objetivo qualificar a atenção ambulatorial secundária e os sistemas de apoio e logísticos, abrangendo a população da 15ª Regional de Saúde, estimada em 733.404.000 habitantes; contribuindo para organização das redes de atenção a saúde para atender as necessidades específicas da população.

Para a rubrica de custeio, foi repassado um valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) em parcela única para compra de equipamentos, e está estimado um repasse mensal de até R$ 67.000,00 (sessenta e sete mil reais) para demais despesas. Os valores são repassados conforme cronograma pré-estabelecido e os recursos são provenientes das fontes do Tesouro do Estado, conforme dotação orçamentária específica para cada rubrica.