Ambulatório: 07h00 às 17h00
Administrativo: 07h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar Acessibilidade
História
  1. Home
  2. Institucional
  3. História

CISAMUSEP – Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense


Em 2012 o Cisamusep completa 10 anos de prestação de serviços de saúde á população dos 30 municípios associados à Amusep. Já há alguns anos o Consórcio inaugurado no dia 27 de junho de 2002 é considerado um modelo no Paraná e no país.

O Cisamusep foi fundado a partir de um idéia nascida e discutida entre os prefeitos da Amusep no final de 2001, quando decidiram fundar um Consórcio para investir no atendimento a consultas e especialidades de saúde.

O Centro Regional de Especialidades (CRE), administrado pelo governo do Paraná, enfrentava diversos problemas, dentre eles o da perda de profissionais, por aposentadoria e morte, sem reposição. Com isto a demanda reprimida por consultas e procedimentos especializados crescia, mês a mês.
No primeiro semestre de 2002 a capacidade de CRE para atendimento se limitava a 4 mil procedimentos, para uma demanda que superava 30 mil procedimentos.

Os prefeitos levaram a proposta de parceira ao Governo do Paraná, através da fundação de um Consórcio Público de Saúde, que substituiria a CRE e seria financiado pelo estado e pelos municípios.

A proposta deste pacto de gestão foi rapidamente aceita pelo Governo do Estado e o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep) foi fundado, implantado em dezembro de 2001 e entrou em operações em junho de 2002.

O que aconteceu a seguir foi uma mudança no cenário de atendimento a consultas especializadas e procedimentos. Com organização, informatização e treinamento para as equipes de atendimento de saúde dos 30 municípios, os atendimentos de saúde saltaram dos 4 mil para cerca de 35 mil por mês, chegando, em 2011, a quase 430 mil consultas e procedimentos.

O que parecia impossível se transformou em realidade. O acréscimo de recursos dos municípios ao lado de uma boa gestão provaram que é possível sim melhorar o atendimento à população.

Hoje o grande esforço do consórcio, em conjunto com as administrações municipais, é conscientizar os pacientes da importância de não faltar às consultas, situação que tem ocorrido de forma crescente, motivada, talvez, pela certeza de um atendimento mais rápido nas semanas seguintes.

Os desafios ainda são muitos e continuam a ser enfrentados pelo Cisamusep dia, após dia.

A colaboração dos funcionários e dos profissionais também são fatores essenciais para o bom funcionamento do consórcio, para isso o Cisamusep trabalha com humanização para a motivação dos colaboradores.

No Cisamusep a organização alcançada é exemplar, totalmente informatizada, permitindo o acompanhamento detalhado de cada paciente.
Hoje olhamos essa trajetória e percebemos que não foi fácil, mas sabemos o que nos trouxe até aqui.

Com união, confiança, orgulho, ética, mais a vontade de continuar a fazendo sempre o nosso melhor, podemos confiar que o futuro virá com novas soluções e conquistas. A todos que nos ajudaram fica aqui o convite para que continuemos juntos nesta missão.

O Cisamusep é uma das provas de que o serviço público de saúde pode ter qualidade e atender as pessoas com dignidade e resultados satisfatórios.

Os 30 municípios da região da Amusep vão continuar investindo e apoiando esta ideia de sucesso.

A união dos prefeitos e o apoio incondicional da Amusep ao Consórcio foram fundamentais para os resultados obtidos. Os prefeitos e secretários de saúde participaram e mantém presença constante no Consórcio.

Na região o apoio ao Cisamusep veio das Prefeituras, das Câmaras Municipais, dos profissionais, das entidades organizadas, das empresas e instituições do setor de saúde e de todas as áreas. Há um consenso de que é necessário contribuir para melhorar os serviços públicos de saúde.

O Cisamusep associado à Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar), tem assento no Conselho Municipal de Saúde do Município Sede e participa da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) Regional.

Como referência Nacional o Cisamusep é sempre convidado a participar de Conferências expondo as experiências exitosas bem como para participar nas formulações das políticas publicas da saúde para os municípios consorciados.

O Cisamusep recebe visitas de todo o Brasil para conhecer as experiências do Consórcio.